O que é o CEP e como consultar?

O CEP é uma informação fundamental e não pode faltar na sua correspondência, ele indica todos os detalhes importantes do endereço. No Brasil o número do CEP é um conjunto de oito algarismos, que vai identificar o endereço onde a correspondência deve ser entregue, facilitando a vida dos carteiros.

CEP é a sigla de Código de Endereçamento Postal, e pode estar relacionado com uma região, um determinado bairro, quadra, rua, prédio ou bloco do destinatário da correspondência.

Por isso é importante saber o que é o CEP e como consulta-lo, para não haver confusão na hora da entrega das suas encomendas.

Os Correios dividiram o Brasil em chamadas 10 regiões postais, para facilitar e agilizar a triagem, o despacho e distribuição de todas as cartas ou encomendas.

História

O CEP foi criado pela empresa Brasileira de Correios e Telégrafos inicialmente com uma estrutura de 5 (cinco) dígitos. Em 1971, ocorreu a sua divulgação para a população através de uma publicação no Guia Postal Brasileiro, edição 1971.

Em maio de 1992, sua estrutura numérica foi mudada para 8 (oito) dígitos e divulgada para a população brasileira através do Guia Postal Brasileiro, Edição 1992.

Definição e objetivo

O Código do conhecido Endereçamento Postal, nada mais é do que pequeno conjunto numérico que possui oito algarismos.

O seu foco maior é poder orientar e conseguir acelerar o tratamento, encaminhar e se responsabilizar pela distribuição dos objetos da correspondência, por meio da sua distribuição nos devidos logradouros, unidades dos Correios, localidades, órgãos públicos, serviços, edifícios e empresas.

O mesmo foi criado e usado pelos Correios no intuito de conseguir facilitar o processo de encaminhamento e de entrega de todas as correspondências aos seus devidos destinatários.

A principal finalidade do conhecido CEP, nada mais é do que afunilar os todos os métodos de separação da correspondência através de uma simplificação realizada nas fases dos processos de triagem, sendo estas o encaminhamento e a distribuição.

Tornando possível um tratamento mecanizado com a utilização de equipamentos eletrônicos de triagem.

Estrutura do CEP

Como já foi explicado o CEP atualmente é formado uma estrutura numérica de 8 (oito) dígitos, que são divididas em duas sequências:

a) a primeira é formada por 5 (cinco) dígitos que define a Região, Sub-região, Setor, Subsetor e Divisor de Subsetor;

b) a segunda sequência é formada por 3 (três) dígitos, separada por um traço da primeira, que define os Identificadores de Distribuição.

Usando os parâmetros do desenvolvimento socioeconômico e o crescimento demográfico para cada Unidade da Federação, com a finalidade de codificação postal, o território brasileiro foi dividido em dez regiões:

  • Região Postal foi separada por 10 sub-regiões, as quais acabam sendo indicadas através do segundo algarismo de cada CEP.
  • Sub-Região foi dividida em 10 Setores e são indicadas pelo terceiro algarismo.
  • Setor foi dividido em 10 sub-setores e são indicadas pelo quarto algarismo.
  • Sub-Setor foi acabou sendo dividido em divisores, mais especificadamente 10, onde cada um é indicado através do seu quinto algarismo.

Os 3 (três) algarismos após o hífen são chamados de SUFIXO e ajudam na identificação de locais, logradouros, unidades de Correios e códigos Especiais.

Por que usar este serviço?

Usar corretamente o CEP é fundamental para que os Correios possam entregar com agilidade os seus objetos postados.

Com o uso do CEP errado, suas cartas e encomendas podem demorar ainda mais para chegar ao destinatário, além de haver a possibilidade de entrega em um endereço errado.

Dada à existência de diferentes ruas com o mesmo nome na sua cidade, é fundamental você saber o que é o CEP e como consultar para entender a importância desse código na hora da distribuição das suas encomendas pelos Correios.

O Código de Endereçamento Postal é o meio facilitador na hora da triagem, no momento do despacho e na hora do redirecionamento para o seu destino final de todas as correpondências ou encomendas.

Você já sabe que cada número do código indica todos os detalhes do endereço, agora é só se informar qual o número do CEP antes de enviar qualquer encomenda.

Tags: , , , ,

Category: Buscar CEP, Informações